domingo, 20 de julho de 2014

O CENTÉSIMO MACACO

 A história do centésimo macaco começou numa ilha chamada Kochima, no JAPÃO. Em 1952, cientistas observavam a espécie macaca fuscata em seu ambiente natural. O estudo do comportamento da espécie levou os cientistas a jogar batatas-doces cruas nas praias da ilha e a observar as reações dos macacos. As batatas agradaram aos macacos, exceto pela areia que as impregnavam. 

Um belo dia, os cientistas flagraram uma fêmea, de um ano e meio de idade, lavando as batatas-doces num rio próximo à praia onde eram jogadas as batatas. Eles passaram a chamar a fêmea de Imo (quer dizer primeira ou algo bem próximo). A jovem fêmea Imo continuou a lavar as batatas-doces que apanhava na praia todos os dias e as saboreava como nenhum outro membro da espécie. Seu gesto tornou-se rotina. O prazer em comê-las, passou a ser imitado por outros membros do grupo. Um a um, os macacos passaram a imitar a jovem macaca Imo até que, em 1958, o centésimo macaco adotou o hábito de lavar batatas-doces, antes de comê-las, e este costume se incorporou como novo padrão de comportamento do grupo.

Esta experiência passou a ser conhecida como o fenômeno do centésimo macaco, e nos fala do processo de mudança de comportamento de um grupo, a partir da mudança de atitude de um indivíduo do grupo.

 PARA AQUELES QUE SEMPRE ENCONTRAM DESCULPAS PARA DEIXAR DE AGIR DE FORMA ARROJADA, OU ATÉ DE FORMA ADEQUADA, ESTÁ AQUI A EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA QUE COMPROVA O ENORME PODER QUE O ELEMENTO TEM EM TRANSFORMAR-SE, EM INFLUÊNCIAR OUTROS ELEMENTOS E MUDAR O PADRÃO DE COMPORTAMENTO DO GRUPO.

         Pode-se e deve-se mudar a dura realidade dos indivíduos, das empresas, das instituições e dos pais, a partir de uma mudança de enfoque. Muitas pessoas estão sempre prontas a serem os centésimos, aqueles que, ao aderirem, consolidam um novo padrão de comportamento, aliá, ato de fundamental importância no processo de mudança. Mas onde está o primeiro???

ESTÁ AO ALCANCE DE TODOS DESTRUIR VELHOS E ENRAIZADOS HÁBITOS E FORJAR NO GRUPO UM NOVO PADRÃO DE COMPORTAMENTO. O QUE SE PRECISA É ANULAR O ENFOQUE. PORQUE SER O CENTÉSIMO, SE PODEMOS SER O PRIMEIRO E DESFRUTAR O DELEITE RESTRITO DO PERCURSO, O VERDADEIRO CIDADÃO, O HERÓI DE VERDADE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário